Conciliar vida familiar e vida profissional é uma questão fundamental na nossa sociedade. No entanto, o mais importante é conciliar a carreira com as várias atividades que envolvem a família: o trabalho doméstico e cuidados com os filhos e demais familiares, nomeadamente idosos, a escola e atividades extracurriculares e demais situações que envolvem o convívio familiar e social.

É realmente difícil conciliar tantas solicitações e obrigações com que nos deparamos nos dias de hoje, sem que as várias partes intervenientes sejam prejudicadas.

A chave, ou o segredo está na organização. Primeiro, a nossa organização mental e espiritual e depois a organização física, do dia-a-dia. A gestão diária, semanal e mensal é essencial que para tudo se desenvolva de um modo harmonioso.

Há que saber estruturar a vida familiar de modo a que os pais, filhos e demais familiares cresçam e desenvolvam relações de confiança sob uma base sólida de valores estruturais, sociais e culturais, em paralelo com uma vida profissional saudável, equilibrada e satisfatória.

Todo este equilíbrio requer um necessário e grande esforço, dedicação, organização e rigor na execução das tarefas e gestão do tempo.

Seguem algumas dicas que poderão ajudar:

1. Praticar o silêncio e meditar – ajuda a encontrar uma paz interior e um equilíbrio necessários.

2. Cuidar e gostar de si . Ame-se!

3. Acorde e deite-se cedo.

4. Aproveite ao máximo as horas que dedica ao trabalho, para que ao chegar a casa possa dedicar-se integralmente às tarefas domésticas e aos filhos.

5. Quando chegar a casa, deixe o telemóvel no móvel que tem à entrada (normalmente existe sempre um) e por umas horas esqueça que ele existe.

6. Faça uma ementa mensal e uma lista de compras para que não desperdice tempo, dinheiro e neurónios quando chegar ao supermercado (vá ao supermercado sozinha).

7. No fim de semana, em família, organize a semana. Assim, todos sabem o que vai acontecer e todos sabem o que têm e devem fazer.

8. Familiarize os elementos da sua família, marido/companheiro e filhos para o conceito da conciliação, para que todos estejam imbuídos do mesmo espírito, da partilha, da entreajuda.

9. No final do dia, ainda antes do ir para cama, faça em família uma atividade em que estejam presentes todos os elementos: ver um pouco de televisão, ir à janela ver as estrelas, ler uma história ou simplesmente sentem-se no tapete da sala e joguem-se uns para cima dos outros. Vai ser tão divertido e bom que a ida para a cama vai ser mais facilitada e o dia acaba em bem…

10. Agradeça! A GRATIDÃO e o sentimento de estar grato ajuda muito. Transmita esta prática à sua família.

Não é fácil mas é possível! O importante é começar e ser FELIZ!

 

 

 

 

 

 

Olá

Não estamos por aqui agora. Pode enviar um e-mail e nós retornaremos o mais rápido possível. geral@adorosermulher.com

Sending

© 2018 Associação Adoro.Ser.Mulher | Rede Emprendedorismo Feminino Internacional |    Contactos   |    Termos de Utilização e Privacidade

or

Log in with your credentials

Forgot your details?

Malcare WordPress Security